17 de ago. de 2012

Receitinha do dia: Lingue caseiro

Outro dia fizemos aqui em casa uma noite de queijos e vinhos. Nome chique, né! Traduzindo: reuniãozinha pra comer, beber e falar besteiras! (Adoro!!) E como gosto de sempre inventar uma moda nova, fiz uma receita super fácil e gostosa. Tão simples que até uma criança poderia fazer. (Aliás, taí uma ótima idéia para distrair e divertir a criançada nas próximas férias...) Todas as vezes que fiz, só recebi elogios. É perfeito para servir com patês, conservas, ou até para comer pura.


Lingue caseiro                             
Rendimento: 18 biscoitos médios

250g farinha de trigo
5g de fermento biologico (aprox. 1 colh. chá)
100 a 150ml de água morna 
1 colher (café) de sal
azeite
flor de sal (se não tiver, pode ser sal refinado)

Preparo:
  1. Misture a farinha, o fermento, a água e o sal, e trabalhe a massa até desprender das mãos.  Deixe-a descansar por 5 minutos, coberta com um pano. 
  2. Passado esse tempo, volte a trabalha-la e deixe descansar por mais 30 minutos.  
  3. Preaqueça o formo a 240 graus.
  4. Divida a massa em três partes e forme rolinhos. Corte cada um em seis partes iguais.
  5. Abra cada pedaço de massa com o rolo, formando retângulos. Abra bem fininho e polvilhe bastante farinha para que não grude.
  6. Distribua os retângulos em assadeiras forradas com papel manteiga (sem untar). Fure-os com um garfo, pincele um pouco de azeite e polvilhe flor de sal (ou sal refinado). 
  7. Borrife o forno com água antes de começar a assar. Asse por aprox. 7 a 10 minutos, até dourarem. Não os deixe muito brancos, para não ficarem macios. Eles devem ser crocantes.
Dicas que não estão no livro: 
  • Quando estiver sovando a massa, não deixe ela ficar muito dura, para facilitar na hora de abrir. Para isso, coloque os 150ml de água e, se precisa, vá acrescentando mais farinha, aos poucos, até soltar das mãos.
  • Não deixe vazar azeite da massa sobre o papel manteiga. Tampe bem os furinhos da massa, se houver, e pincele azeite somente no meio dos biscoitos, ou o papel irá colar e não sairá mais. (E as pessoas terão que comer biscoito com papel!!) 
  • Reutilize o mesmo papel manteiga quantas vezes forem necessárias. Não precisa trocar a cada fornada, pois ele não queima.
Tirei essa receita deste livro aqui. Tem coisas ótimas. Já fiz algumas poucas receitas, mas todos muito bons. Quando fizer mais novidades, divido aqui com vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário