30 de jul de 2013

Receitinha do dia: Creme de cabotiá com crocante de calabresa

Ai, gente, tô de molho aqui sem poder fazer minhas encomendas por um tempinho. Espero que passe rápido...

Mas enquanto isso, como desculpa para dar notícias, vou dividir com vocês uma receita deliciosa, bem propícia para esse clima frio dos últimos dias. Pelo menos aqui em SP... Esse Brasil é tão grande, né.
Sempre faço esse creme. É uma das minhas receitas de inverno favoritas por dois motivos: é super rápida e gostosa. Além do mais, não precisa de muitos ingredientes, e é bem light (se você deixar a calabresa e os croutons de fora, é claro... rs). Na verdade, hoje foi a primeira vez que fiz acompanhamentos para ela. Estava dando uma xeretada no Figos e Funghis  e descobri essa diquinha básica. Experimentei com essa sopa e... TANAM! Ficou uma delicia. E para enfeitar o pavão, também fiz croutons fresquinhos.

A cabotiá é aquela abóbora japonesa, redonda. Ela é verde por fora e laranja por dentro. Como ela é um pouco difícil de descascar, sugiro que você a compre já descascada e cortada em pedaços. Pode ser encontrada na maioria dos grandes supermercados, em bandejinhas de isopor, e mesmo custando um pouco mais caro, vale a pena. Economizará muito seus dedinhos preciosos... e sua paciência.

 Chega de blablablá! Vamos ao que interessa.


Creme de cabotiá (4 porcões)

Ingredientes:


½ cebola picada
1 dente de alho amassado (ou 2 pequenos)
2 batatas médias em cubos
500g de cabotiá em cubos
2 tabletes de caldo de galinha ou legumes
1 l de água

Preparo:

Refogue a cebola com o alho. Junte as batatas e a abóbora. Adicione os cubos de caldo e a água. Deixe cozinhar, em fogo baixo, até que a batata e a abóbora fiquem macias. Bata no liquidificador e volte para o fogo. Acrescente mais água, caso esteja muito grossa. Salgue, se necessário. Acrescente pimenta do reino moída (de preferência, na hora) e sirva c/ parmesão ralado e salsinha picada. 

Crocantes de calabresa

Corte a linguiça calabresa em fatias fininhas. Forre um prato ou refratário com duas folhas de papel toalha, e espalhe as fatias sem deixar que fiquem umas sobre as outras. Cubra com outra folha de papel e leve ao microondas por 3 minutos em potência alta. Atenção: para não ter perigo de passar do ponto ou queimar seu forno, faça pausas a cada minuto para verificar o ponto. Pode ser que o seu forno leve mais ou menos tempo que o meu. Sirva com a sopa, se você conseguir se conter e não comer tudo na mesma hora! :)

* O mesmo pode ser feito com bacon em fatias.

Croutons

Corte fatias de pão de forma em cubinhos do tamanho que preferir. Tire a casca para ficar mais simpático. Coloque numa assadeira e regue com azeite. Salpique orégano (ou outra erva de sua preferência). Misture tudo com uma colher para que todos os cubinhos fiquem lambuzados. Leve ao forno pré aquecido até dourar.

Eu tenho certeza que quem fizer vai adorar! Depois me conta, ok? ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário